A PEDAGOGIA E A TEORIA DA ATIVIDADE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)

Carolina Stancati

Resumo


O campo da educação enfrenta o desafio de constituir-se em espaço de mediação entre o ser humano e o meio ambiente tecnificado e povoado de máquinas que lidam com a mente e com o imaginário. Cabe à escola, não só assegurar a democratização do acesso aos meios técnicos de comunicação os mais sofisticados, mas ir além e estimular, dar condições, preparar as novas gerações para a apropriação ativa e crítica dessas tecnologias. Considerando a crescente importância do fenômeno comunicacional na sociedade atual, globalizada e tecnificada, a educação é chamada a constituir-se em espaço de mediação entre o ser e o meio ambiente povoado de máquinas. A escola, espaço denominado de aprendizagem, está hoje submersa neste mundo tecnológico.  Este artigo objetiva olhar para o espaço escolar, na tentativa de refletir sobre a pedagogia e a Teoria da Atividade frente à tecnologia. 


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