TÉCNICA DIGITAL E O PÓS-HUMANO NA ARTE CONTEMPORÂNEA
Resumo
No contexto histórico ao qual essa nova geração de artista está inserida, tanto a arte quanto qualquer outro segmento em que a técnica e tecnologia sejam importantes, a dinâmica das produções intelectuais e estéticas só ocorrerem quando há troca entre o produtor e a tecnologia. Pensando nisso, esse artigo se aprofundará nas artes ditas pós-modernas pra depois discutir o termo pós-humano, ambos se mostraram imprescindíveis para pensar o espaço e tempo do sujeito na sociedade dos últimos anos e consequentemente na postura a ser adotada por essa mesma geração de artistas diante o uso da técnica digital e do corpo na arte contemporânea.
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, Fellipe Eloy T. A releitura na arte contemporânea. In: IBRAM. MUSAS- Revista Brasileira de Museus e Museologia, nº 6, 2014. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2014. - p. 64-75.
BARRET, Terry. A crítica de arte: como entender o contemporâneo. - 3ed-. Porto Alegre: AMGH, 2014.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea. Mem Martins-Portugal: Publicações Europa-America, 2010.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
KING, Carol. Arte digital. In: FARTHING, Stephen (org.). Tudo sobre Arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
KUNZRU, Hari. “Você é um ciborgue” Um encontro com Donna Haraway. In: TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. – 2ª ed. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
RUSH, Michel. Novas mídias na arte contemporânea. - 2ª ed.-. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e arte do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. -4ª ed. -. São Paulo: Paulus, 2010.
TADEU, Tomaz (org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. – 2ª ed. – Belo Horizonte : Autêntica Editora, 2009.
WILLIAMS, Raymond. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.