PARADIGMA DA COMPLEXIDADE E TECNOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Resumo
O presente artigo de revisão bibliográfica tem como objetivo analisar o impacto da utilização da tecnologia em relação às práticas educacionais no contexto escolar, à luz do paradigma da complexidade. Trabalhar com a tecnologia em um paradigma inovador contribui para o desenvolvimento do pensamento complexo, segundo o qual os conteúdos devem ser ligados à experiência dos alunos, deslocando o foco do conteúdo para a maneira como se aprende.
Palavras-chave: Paradigma da Complexidade. Tecnologia. Formação de Professores.
Texto completo:
PDFReferências
ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: ALTET, Marguerite; CHARLIER, Eveline; PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: ARTMED, 2001.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010a.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação pedagógica on-line: caminhos para a qualificação da docência universitária. IN: SOMMER, Luís Henrique (Org.). Educação à distância e formação de professores: problemas, perspectivas e possibilidades. Em Aberto, Brasília, v.23, n.84, p.47-66, nov, 2010b. p.47-66.
BONILLA, Maria. Helena Silveira; ASSIS, Alessandra de. Tecnologia e novas educações. In: FAEEBA: Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 14, n. 23, p.15-27, jan/jun 2005.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Editora Pensamento Cultrix, 2004.
GERHARD; Ana Cristina; ROCHA FILHO, João Bernardes da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, v.17, n. 1, 2012. p.125- 145
GUEVARA, Arnoldo José: DIB, Vitória Catarina. Da sociedade do conhecimento à sociedade da consciência: a importância da visão transdisciplinar. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE CONSCIÊNCIA, 2, 2007, Salvador. Anais... Salvador. Fundação Ocidente, 2007 (CD-ROM). Disponível em: Acesso em: 27 ago. 2014.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época – Vol. 77).
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação na Aula Universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias da comunicação. Perspectiva. Florianópolis, v. 29, n.2. jul/Dez. 2011.p. 597-618. M
MERCADO, L. P. L.; SILVA, A. M. da; GRACINDO, H.B.R. Utilização Didática de objetos digitais de aprendizagem na educação on- line. In: Educação à Distância: Abordagens Críticas. EccoS. Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, jan/jun. 2008. p. 105-123.
MORAES, Maria Cândida. Educação à distância e a ressignificação dos paradigmas educacionais: fundamentos teóricos e epistemológicos. Educação e Contemporaneidade. Revista da FAEEBA. Vol. 14, n23- jan./Jun.2005.p.181-202
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformular o pensamento. Trad. JACOBINA, Eloá. 19 ed. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 2011. 128 p.
MORIN, Edgar. Educação e Complexidade: Os Sete Saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, Edgar Terena. Rio de Janeiro: Garamond, 2008. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
NOGUEIRA, Solange Maria do Nascimento. Relações complexas na formação docente: Didática & Tecnologia como mediação e currículo como interface. In: Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade. Salvador, vol. 14, n.23. p. 131-148
TORRES, Rosa Maria. Que (e como) é necessário aprender?: Necessidades básicas de aprendizagem e conteúdos curriculares. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.
SONNEVILLE, Jacques Jules; JESUS, Francineide Pereira. Complexidade do ser humano na formação de professores. In: NASCIMENTO, Antonio Dias; HETKOWSKI, Tania M. Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 295-319
ZABALLA, Antoni. Enfoque globalizador e Pensamento Complexo: uma proposta para o currículo Escolar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002
Apontamentos
- Não há apontamentos.