MULTILETRAMENTOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
Com o advento das tecnologias e da internet, as formas de ensinar e aprender vem aos poucos passando por mudanças. Este artigo tem por objetivo propor uma discussão reflexiva sobre a pedagogia dos multiletramentos nas práticas docentes, como também evidenciar a função que o professor, sobretudo, de língua materna assume nessa proposta. Esta proposta se caracteriza metodologicamente bibliográfica, traz as contribuições teórico-reflexivas de Morin (2011), Mamede-Neves e Ribeiro (2012), Rojo (2012) entre outros estudiosos que evidenciam a importância dos multiletramentos nas práticas pedagógicas. Com este trabalho, espera-se que os professores possam encontrar um espaço para a pedagogia em questão, além de possibilitar aos alunos a ampliação nas formas de aprender.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES MIGUEL, E. [et al]. As múltiplas faces do Brasil em curta metragem: a construção do protagonismo juvenil. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BRASIL. PC_+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos PC_na área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria da Educação Média e Tecnológica, 2002.
_______. Orientações curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2006.
MAMEDE-NEVES, M. A; RIBEIRO, F. N. Jovens e mestres em rede. In: FANTIN, M; RIVOLTELLA, P. C. (Orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradição de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2ª ed. rev. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.
PASQUOTTE-VIEIRA, E. A; SILVA, F. D. S; ALENCAR. Canção roda-viva: da leitura às leituras. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
_______. Outras maneiras de ler o mundo. In: Educação no Século XXI. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013. Disponível em Acesso em mar. 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.