DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO DESIGN E GERENCIAMENTO DE AMBIENTES ONLINE

Lucio França Teles

Resumo


O enfoque sociohistórico de Vygotsky é utilizado como referencial teórico para o design de ambientes colaborativos online. No design destes ambientes, o professor deve considerar as dimensões da colaboração virtual para criar um ambiente pedagógico adequado de apoio ao processo de aprendizagem (HARASIM et al., 2005; LAURILLARD, 2009; HILTZ, 1994). Os ambientes colaborativos, ainda que também sejam usados na educação a distância, não se limitam a esta modalidade de ensino e são também utilizados em disciplinas presenciais. O acesso aos ambientes colaborativos online pode ser por meio de laptops, desktops, tabletes, celulares, e tecnologia móvel (CERQUEIRA, 2014). A partir de uma resenha da literatura sobre a aprendizagem colaborativa online, são identificadas sete dimensões que são consideradas no design e no monitoramento instrucional. Estas são apresentadas e discutidas. Os novos desafios no design e monitoramento de processos colaborativos online apropriados também para a tecnologia móvel e as novas interfaces como o touch screen e a imersão virtual, entre outras, também são discutidos. Estes aplicativos inovadores podem ser utilizados para criar ambientes online que sejam altamente colaborativos apoiando o estudante e o grupo, e “materializando” o conceito de Zona de Desenvolvimento Imediato, ZDI, criado por Vygotsky, referindo-se a  situações em que estudantes aprendem colaborativamente.


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