Ser professor na Cultura Digital: e agora?
Resumo
Viver em meio ao turbilhão de informações proporcionado pelo advento da internet parece estar deslocando as identidades e exigindo um repensar, uma reconfiguração de identidades haja vista que, até então, acreditávamos estar em uma configuração com suas verdades e dúvidas, com modos dicotômicos para atuar na sociedade e em todas as práticas sociais. Sendo assim, o presente trabalho objetiva discutir como a cultura digital tem impactado as identidades docentes buscando situar em termos amplos as configurações historicamente estabelecidas por cultura tecendo uma discussão até a cibercultura que trabalha com a noção de compartilhamento em rede para construção de conhecimento, levando a (re)questionar as identidades de ser professor nessa vertiginosa mudança tecnológica. Para contemplar a discussão proposta faremos uma análise Baktiniana de discursos de professores na tentativa de traçar caminhos das novas reconfigurações identitárias exigidas pela cultura digital. Finalizamos com algumas considerações já que discutir tecnologia é um campo ainda movediço e que exige percepção crítica de modo a não afirmar que “tecnologias” poderiam resolver os percalços da educação.
Texto completo:
PDFReferências
BAKHTIN, Mikhail/VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1929/2009.
BAKHTIN, Mikhail Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1952-1953/2003
COSCARELLI, Carla; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007
ELETRÔNICO, Houaiss. Dicionário Eletrônico Houaiss. Instituto Antônio Houaiss: Objetiva, 2011. CD-ROM
FAGUNDES, Léa. Cultura Digital. Fórum das licenciaturas da UCS, 2011. Disponível em http://www.ucs.br/site/ucs/noticias/1307022314, acesso 22 de jul. de 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro - 11ª ed. - Rio de Janeiro: DP&A, 2006
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 17ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2010.
_____________. Janelas do ciberespaço: comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÈVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MILL, Daniel. (Org.) Escritos sobre a educação: desafios e possibilidade para aprender com as tecnologias. São Paulo: Paulus, 2013
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas – São Paulo: Papirus, 2007
MOTTA, Maria do Carmo. Escola moderna, alunos pós-modernos: como educar. Pernambuco: Editora Unicap, 20 de julho 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2014.
PAPERT, S. A família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997.
RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia R. G.; MILL, Daniel. Tecnologia e educação: aportes para a discussão sobre a docência na era digital. In MILL, Daniel. (Org.) Escritos sobre a educação: desafios e possibilidade para aprender com as tecnologias. São Paulo: Paulus, 2013
SELTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2011
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
XAVIER, Antônio Carlos dos Santos. Letramento digital em ensino. 2002. Disponível em: http://www.ufpe/nehte/atigo.htm. Acesso em: 02 jul. 2014
Apontamentos
- Não há apontamentos.