IMPLICAÇÕES DO GÊNERO NA PRODUÇÃO DE CONTOS DE FADAS

Raquel Haua Alves

Resumo


De acordo com Tannen (1995), homens e mulheres vivem em mundos diferentes, expressos por palavras diferentes. Com base nesta premissa, o presente trabalho tem por objetivo verificar se as escolhas linguísticas dos participantes 10-12 anos de idade, nos desfechos criados por eles depois de ler duas versões de contos de fadas - contos originais, compilados pelos Irmãos Grimm, no século XVIII, e versões manipuladas - são marcadas pelas possíveis diferenças de gênero. A análise dos dados sugere que os participantes do sexo feminino produziram textos mais idealizadas, positivos e românticos do que os participantes do sexo masculino. No entanto, na maioria dos casos os participantes reproduziram arquétipos ocidentais do casamento, filhos e felicidade, confirmando  condicionamentos sociais que diferem de sua própria realidade. Os resultados mostram que a motivação para a leitura de obras literárias de diferentes origens históricas e culturais é essencial. Entretanto, as instituições de ensino e os professores devem estar cientes de que são responsáveis por desenvolver uma atitude crítica nos alunos para com ideologias, valores e padrões presentes em tais narrativas.L

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