A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA NO CIBERESPAÇO
Resumo
RESUMO
O presente estudo visa apresentar como são desenvolvidas as práticas educativas e/ ou educomunicativas no ciberespaço no contexto educacional. O destaque será na atuação do professor educomunicador e como ocorre o processo de interação, comunicação e a atuação dos alunos no ciberespaço. Outro ponto importante abordaremos como ensinar e aprender no espaço cibernético e o perfil do educomunicador. Sendo assim, analisar e verificar as propostas pedagógicas nesta conjuntura e como ocorrem as possibilidades para construção da aprendizagem colaborativa e a inteligência coletiva neste rede mundial que é a internet.
Palavras-chave: inteligência coletiva; ciberespaço; aprendizagem; colaboração;
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BESSA, Nuno; FONTAINE, Anne-Marie. Cooperar para aprender – Uma introdução à aprendizagem cooperativa. Editora Porto, Edições ASA: 2002.
CITELI, Adilson. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: SENAC, 2000.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicador é preciso!. Cadernos de educomunicação 1: Caminhos da Educomunicação. Ismar de Oliveira Soares (org.) Editora Salesiana, 2001. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/7.pdf. Acesso em: 22 Mar. 2012
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação?. Rio de Janeiro, Paz e Terra,1977.
_____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOMEZ, Margarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004.
JOHN, Daniel. Educação e tecnologia num mundo globalizado. Brasília: UNESCO, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
___________. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.
___________. Tecnologias da Inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993.
LEÃO, Lucia. Interlab: labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2002.
LITWIN, Edith. Educação a Distância: Temas para Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre, Artmed, 2001.
MORAN, José Manuel.. Modelos educacionais na aprendizagem on-line. 2007. Disponível em : Acesso em: 24. mai. 2012.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1995.
PONTE, João. O computador: Um Instrumento da Educação. Lisboa: EditoraTexto, 1986.
SOARES, Ismar de Oliveira. O Educomunicador, 2009. Disponível em http://www.cca.eca.usp.br/node/73. Acessado em 31 mai. 2012.
PALAZZO, L.A.M. Modelos proativos para hipermídia adaptativa. Tese de Doutorado. PGCC da UFRGS, janeiro de 2000.
PALOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O Aluno Virtual – Um Guia para Trabalhar com Estudantes On-line. Trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004
PERRENOUD, Philippe. Inteligência coletiva: por uma antropologia no ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998.
PIAGET, Jean. A linguagem e pensamento da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incertezas. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2004.
VALENTE, Jose Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/Nied, 2003.
VYGOTSKY , Liev Semianovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Apontamentos
- Não há apontamentos.