O FACEBOOK COMO FERRAMENTA EDUCOMUNICATIVA NO CIBERESPAÇO
Resumo
RESUMO
O presente estudo visa apresentar como são desenvolvidas as práticas educativas e/ ou educomunicativas da rede social Facebook no contexto educacional. Como ocorre o processo de interação, comunicação e a atuação dos alunos nesta rede social. Discutiremos as propostas pedagógicas nesta conjuntura e como ocorrem as possibilidades para construção da aprendizagem colaborativa e a inteligência coletiva neste ambiente. Outro ponto importante são as diretrizes de utilização da rede e como programa-las com seguranças em situações educacionais, abordaremos também os recursos para trabalhar em páginas ou grupo com os alunos e os estilos de aprendizagem digital, social e móvel.
Palavras-chave: Educomunicação; Facebook; Inteligência coletiva; Aprendizagem colaborativa;
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra. 1999.
COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicador é preciso!. Cadernos de educomunicação 1: Caminhos da Educomunicação. Ismar de Oliveira Soares (org.) Editora Salesiana, 2001. Disponível em: http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/7.pdf. Acesso em: 22 Mar. 2012
COSTA, Larissa. JUNQUEIRA, Viviane. MARTINHO, Cássio. FECURI, Jorge. Redes: uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização. WWF-Brasil, 2003.
FRANCO, Augusto de. Escola de redes. Curitiba: Saturnos Assessoria em Comunicação Social S/C Ltda, 2008.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MACHADO, Joicemegue Ribeiro. TIJIBOY, Ana Vilma. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Revista CINTED-UFRGS – novas tecnologias da educação. V. 3 Nº 1, Maio, 2005.
MUSSOI, Eunice Maria. Comunidades virtuais – um novo espaço de aprendizagem. Revista CINTED-UFRGS – novas tecnologias da educação. V. 5 Nº 1, Julho 2007.
SCHAUN, Angela. Educomunicação: reflexões e princípios. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ORLANDI, E. .Discurso, imaginário social e conhecimento. Em aberto, Brasília, Ano 14, n. 61, jan./mar. 1994.
PHILLIPS, Linda Fogg. BAIRD, Derek. FOGG, BJ. Facebook para educadores. Disponível em: . Acesso em 12 Jun. 2012.
PRETTO, Nelson de Luca. Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.