A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA MODALIDADE EAD E A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE
Resumo
Este estudo teve como objetivo ode investigar as relações entre autor e leitor no contexto da modalidade EaD (Educação a Distância), aproveitando as vertentes e o desejo por conteúdo que ele já traz consigo do seu mundo. Nesse viés, o professor/facilitador com o auxílio das ferramentas da EAD, tem diante de si um desafio: o de trazer o interesse das letras e da própria lide literária. Isso tudo sem fazer esmorecer o desejo de novas descobertas e em um ambiente favorável ao despertar do prazer de ler, tendo o entendimento do processo entre as relações que se instituem entre leitor e leitor e leitor e contexto. Os teóricos pesquisados apontam os benefícios de se prática eficientedo ato de ler. Dentre os autores pesquisados para a construção conceitual deste trabalho, destacam-se Kleiman (1997) e Cagliari (2001). O estudo enfatiza a leitura na preparação do sujeito-leitor. Para embasar o trabalho desenvolvido, foi pesquisado o espaço destinado à leitura convencional emsala de aula e de como o emprego de novas tecnologias advindas com a EaD podem auxiliar, inclusive, as classes regulares. As conclusões mais relevantes respaldam que o trabalho de disseminação da leitura sofre uma hipertrofia com a EaD e esta, por sua vez, contribui de forma eficaz e inconteste ao exercício da plena cidadania.
Texto completo:
PDFReferências
CAGLIARI, Luiz C. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione. 10.ed. 2001.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez. 1982.
GERSDORFF, Ralph Christian James Von. Educação Brasileira: Problemas e soluções possíveis. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora. 1981.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 1989.
LEITE, Ligia Sila; SILVA, Christina Marília Teixeira da. A Educação a Distância capacitando professores: Em busca de novos espaços para aprendizagem. Conet@, nº 02. 2000. Disponível em:< http://revistaconecta.com/conectados/ligia_capacitando.htm>. Acesso em 08 set.2014.
NÓVOA, Antonio. Profissão do professor. 2. Ed.Porto: Porto Editora. 1995.
OLIVEIRA, Alaide Lisboa. Ensino de língua e literatura. Rio de Janeiro. Cátedra, 1980.
Apontamentos
- Não há apontamentos.