USO DO CMAPTOOLS COMO FERRAMENTA VISUAL DE APRENDIZAGEM

Claudio Ferretti, Ivone Georg

Resumo


As perspetivas educacionais bilingues (Libras/Português) marcam profundamente a criação dos materiais didáticos e ferramentas de interação digitais para alunos surdos. Expõem-se neste artigo, algumas orientações relativas ao emprego de mapas conceituais no processo de ensino-aprendizagem, estabelecidas a partir da experiência bilíngue em turmas de especialização em educação de surdos. O Cmaptools apresenta-se como alternativa didática de interação presencial, instrumento de intervenções pedagógicas, elaboração de aulas, exposição de trabalhos e avaliação. Em contrapartida, apresentam dificuldades de domínio e o grau de aceitação pelos alunos.

Texto completo:

PDF

Referências


GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus, 2002.

PIAGET, J. Tomada de consciência. São Paulo: Editora Melhoramentos: UDUSP, 1978.

QUADROS, Ronice Muller de. O “bi” em bilinguismo na educação de surdos. In: FERNANDES, Eulalia (org). Surdez e bilinguismo. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010, p.27-37.

VIGOTSKI, Liev Semiónovitch. Teoria e método em psicologia. Trad. Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (Psicologia e Pedagogia).

VYGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras escogidas III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995. (Colección aprendizaje, volumen CXV).

VYGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras escogidas I: problemas teóricos y metodológicos de la Psicología. Madrid: Visor, 1991. (Colección aprendizaje, volumen LXXIV).

VIGOTSKY, Liev Semiónovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKI, Liev Semiónovich. Obras escogidas II: problemas de Psicologia general.

Madrid: Visor, 1982. (Colección aprendizaje, volumen XCIV).

ZANELLA, Andréa Vieira. Vygotski: contexto, contribuições à psicologia e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Itajaí: Ed. Univali, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.