"AỸU ADJO/ÁGUA GRANDE”: O MITO DE ORIGEM EM ANIMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE LUTA NA ATUAÇÃO ESCOLAR XETÁ

Luane Maciel Freire, Aletheia Alves da Silva, Paulo Ribeiro Ramon

Resumo


O texto em questão foi elaborado a partir da experiência de realização da animação “AỸU ADJO/ÁGUA GRANDE” que aborda o mito de origem do povo indígena Xetá pela linguagem audiovisual. O processo foi pensado por meio de estudos e discussões desenvolvidas na ação Saberes Indígenas na Escola/MEC-SECADI, Sede FAE/UFMG, Núcleo UEM-PR, no Eixo Conhecimentos e Artes Verbais Indígenas sendo um material didático bilíngue. Tecemos considerações sobre o gradativo processo de apropriação realizado pelos Xetá, das tecnologias de comunicação, em específico o recurso audiovisual como forma de instrumentalização, tanto para expressar a perspectiva artística que lhe é própria, como para utilizá-la como instrumento de luta e revitalização cultural. Abordamos o conceito de arte em uma esfera ampla e situamos as diferenças e similaridades entre as linguagens Visuais e Verbais. Realizamos uma breve contextualização sobre a função da arte indígena e por final discorremos sobre a atuação dos Xetá no processo de realização da animação. Constatamos que a utilização das tecnologias audiovisuais consiste em um relevante instrumento de luta na atuação escolar Xetá e de visibilidade étnica.

 


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