O GOOGLE TRADUTOR E SUAS FUNÇÕES: RESSIGNIFICANDO A FERRAMENTA PARA TRADUÇÃO
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
AGRA, K. L. O. A integração da língua e da cultura no processo de tradução, 2007. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/_esp/autor.php?codautor=883. Acesso em 20 de fevereiro de 2015.
ALMEIDA, J. A leitura do mundo por meio dos sentidos: histórias de ensino, aprendizagem e deficiência visual. 2008. 201 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
ALMEIDA, B. A escrita funcional do professor como ferramenta para a qualificação do ensino e da aprendizagem. In. PENTEADO, H. D.; GARRIDO, E. (org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 177 - 214.
BENGEZEN, V. C. Histórias de aprendizagem de língua inglesa e de formação de professores. 2010. 174f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Asking questions about telling stories. In: Writing Educational Biography: explorations in qualitative research. Critical Education Practice (vol.13), Garland Reference Library of Social Science, Volume 1098, New York and London. P: 245- 253, 1998.
____________Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2, 2000.
____________Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa; Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. – Uberlândia, EDUFU, 2011, p. 250.
DEMO, P. Tecnologia em Educação e Aprendizagem. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, CESGRANRIO, Rio de Janeiro, v. 10, n.35, p. 201-222, 2002.
____________Marginalização Digital: Digital divide. Boletim Técnico do SENAC, v. 33, p. 5-19, 2007.
ELY, M. In-forming re-presentations. In D. J. Clandinin (Ed.), Handbook of Narrative Inquiry: Mapping a Methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, Inc. 2007, p. 567-598.
ELY, M.; VINZ R.; DOWNING, M.; ANZUL, M. On writing qualitative research: living by words. London and Philadelphia: Routledge Falmer, 2001. 411p.
FERNANDES, G. M. F. Era uma vez um professor de inglês recém-formado, um mestrado e um curso de extensão sobre tecnologias digitais. 2014. 146 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Letras e Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
GEE, J. P. Situated Language and Learning – A critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.
GUERRA, M. D. S. Pesquisa – ensino na formação do professor – pesquisador: (re) leitura de uma experiência docente. In. PENTEADO, H. D.; GARRIDO, E. (org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. p. 299 - 386.
NÓVOA, A. (org). Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto, 1995.
____________Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto, Portugal: Porto Editora, 1992.
PAIVA, V. L. M. A formação do professor para uso da tecnologia. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; KANEKO-MARQUES, S. M.; SALOMÃO, A. C. B. (Orgs) A formação de professores de línguas: novos Olhares - Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, pg. 209-230, 2013.
PENTEADO, H.D. Pesquisa – ensino e formação de professores. In. PENTEADO, H. D.; GARRIDO, E. (org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. p.45 - 69.
PIRUZELLI, M. P. F. Ambiguidades linguísticas no inglês e a tradução automática inglês-português: um estudo exploratório. 2011. 158 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa). Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Araraquara, Araraquara, 2011.
PORTO, T. M. E. Pesquisa – ensino: relação universidade/escola e articulação teoria/prática. In. PENTEADO, H. D.; GARRIDO, E. (org.). Pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010. p.95 - 122.
SOUZA, J. P. Teorias da tradução: uma visão integrada. Revista de Letras, Universidade Federal do Ceará, nº 20 – Vol. 1/2. jan/dez, 1998.
SOUZA, L. M. T. M. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: Jordão, C.M., Martinez, J.Z. & Halu, R.C. (orgs.) Formação “desformatada”. Práticas com professores de Língua Inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011, p. 277 – 303.
Apontamentos
- Não há apontamentos.