BLOGS: ESPAÇOS DE CONVERGÊNCIAS E COMPARTILHAMENTOS DE SUBJETIVIDADES
Resumo
Este artigo objetiva compartilhar as reflexões sobre síntese do estudo cientrométrico que envolveu o mapeamento e análise das Atas Artech - International Conference on Digital Arts referente ao período de 2004 à 2012, com destaque para os artigos que envolveram o universo dos blogs em sua escrita. Buscou-se conhecer e compreender de que maneira o tema blog foi abordado por pesquisadores da mídia-arte digital, despertando para possibilidades de exercícios poéticos de caráter coletivo e colaborativo.
Texto completo:
PDFReferências
AMAR, V. Blog: la escritura sin red. Revista EFT - Educação, Formação & Tecnologias, 3 (1), 2004. Disponível em: . Acesso em 10fev.2013.
ANDRADE, P. Net Art and Hybridosphere: the hybrilog as blogart. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 3, 2006, Pontevedra. Conectando fronteiras: arte + tecnologia + ciência + sociedade. Pontevedra: Universidade de Vigo, 2006. 98 p. Disponível em: < http://artech-international.org/wp-content/uploads/2014/02/ProceedingsArtech06.pdf> Acesso em 10fev.2013.
ARAÚJO, P.D; HILDELBRAND, H.R. Mídias Locativas em Narrativas Artísticas e Culturais. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 6, 2012, Faro. Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Universidade do Algarve, 2012. 542 p. Disponível em: Acesso em 10fev.2013.
ASCOTT, R. Existe Amor no Abraço Telemático? In: Arte, Ciência e Tecnologia: passado, presente e desafios. Organizadora Diane Domingues. Trad. Flávia Gisele Sareta et al. São Paulo: UNESP, 2009.
BASTOS, P.B. et al. Twindow: uma experiência de convívio, entre vizinhos, na era das redes sociais. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 6, 2012, Faro. Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Universidade do Algarve, 2012. 542 p. Disponível em: Acesso em 10fev.2013.
GONZÁLEZ, S.G. (2005). Educar a mirada impaciente: as posibilidades do Netart na educación. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 2, 2005, Vila Nova de Cerveira. Nas fronteiras do imaginário: livro de actas. Vila Nova de Cerveira: Centro de Computação Gráfica. 2005.
p.187. Disponível em: Acesso em 11mai.2013.
HILDEBRAND, H.R. et al. AirCity: arte#ocupaSM - Territórios da Memória Urbana. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 5, 2010, Guimarães. Proceedings of 5th International Conference on Digital Arts. Guimarães: Universidade do Minho, 2010. 252 p. Disponível em: < http://www.academia.edu/3610427/Three_Artist_Statements_Proceedings_of_ARTECH_2010> Acesso em 10fev.2013.
JENKINS, H. Fans, Bloggers, and Gamers: essays on participatory culture. EUA: NYU Press academic, 2006.
___________ Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Edição Revisada. EUA: NYU Press academic, 2008.
LONGINA, C. et al. Cluster Sonoro: artesonoro.org. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 3, 2006, Pontevedra. Conectando fronteiras: arte + tecnologia + ciência + sociedade. Pontevedra: Universidade de Vigo, 2006. 98 p. Disponível em: < http://artech-international.org/wp-content/uploads/2014/02/ProceedingsArtech06.pdf> Acesso em 10fev.2013.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. Disponível em: < http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/342 > Acesso em 13mai.2013.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SANTOS, F. Ambience: la puerta abierta para entrar…., La casa en las manifestaciones artísticas neomediales. Una propuesta experimental en la red. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 6, 2012, Faro. Proceedings of the 6th International Conference on Digital Arts. Faro: Universidade do Algarve, 2012. 542 p. Disponível em: Acesso em 10fev.2013.
UDAYASANKAR, Subalekha. Mayil Iragu. In: Artech: International Conference on Digital Arts, 4, 2008, Porto. Proceedings of the 4th International Conference on Digital Arts. Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2008. 316 p. Disponível em: Acesso em 10fev.2013.
Apontamentos
- Não há apontamentos.