A SUBJETIVIDADE DO TERMO “REDES” NA VISÃO DOS USUÁRIOS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO EM REDES SOCIAIS

Kelly Hannel, Felipe Becker Nunes, Fabiane Flores Penteado Galafassi, Leandro Rosniak Tibola, Maria Cristina Villanova Biasuz

Resumo


A subjetividade criada pelo sujeito acerca de determinados conceitos está ligada ao meio no qual este está inserido. O artigo apresenta uma pesquisa sobre a percepção dos sujeitos com relação à subjetividade do termo “Redes”. Essa pesquisa foi realizada a partir das interpretações que cada sujeito possui ao identificar uma imagem que represente sua subjetividade. Esse estudo de caso foi desenvolvido em uma rede social, com duração de 10 dias e contou com a participação de 52 voluntários. Como resultados, foi possível confirmar que o meio ao qual estamos inseridos, tem forte influência na construção e produção da subjetividade de determinados termos, em particular aqueles inseridos em nosso cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C., PETRAGLIA, I. Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.

BIAZUS et al. Intencionalidade e subjetividade no uso de imagens na informática educativa: relatos de um experimento. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Memorias del XVII Congreso Internacional de Informática Educativa. Santiago, Chile, 2012.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Editora Paz e Terra, 6ª ed., vol. 1, São Paulo, 1999.

DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 1991.

FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. New York: Oxford University Press, 2005.

LINKEIS, R. C. M. B. Subjetividade, Educação e Modernidade: uma contextualização histórica. Revista Educação e Subjetividade: subjetividade e modernidade, Ano I, n. 1. São Paulo, 2005.

LORIERI, M. A. Educação e Subjetividade na Cultura Globalizada - ideias a partir da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Notandum Libro 11, 2008.

MARGARITES, A. P. F., SPEROTTO, R. I. Subjetividade e Redes Sociais na Internet - Problematizando as novas relações entre estudantes e professores na contemporaneidade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 9 Nº 1, julho, 2011.

PARENTE, A. Rede e subjetividade na filosofia francesa contemporânea. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Icict/Fiocruz, RJ, 2007.

PARENTE, A. Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, p. 303, 2015.

PASSARELLI, B., GUZZI, D., DIMANTAS, H., KIYOMOURA, J. Atores em Rede: Subjetividades e Desejos em Expansão. Tecnologias de Comunicação e Subjetividade, Ano 16, 2009.

SANTO, C. S. E. Entre imagens e textos: O processo de subjetivação dos jovens nas redes sociais. 5º Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. UFF, RJ, 2012.

VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro. p. 1-26, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.