Apontamentos
- Não há apontamentos.
Kelly Hannel
http://lattes.cnpq.br/5743932175793261
UFRGS
Brasil
Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2005). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde março de 2014. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Como docente atuou na instituição Estácio FARGS onde ministrou aulas nos cursos de Administração e Tecnólogo em Sistemas para Internet. Atualmente é 1º Tenente do Exército Brasileiro e atua no Colégio Militar de Porto Alegre.
Felipe Becker Nunes
http://lattes.cnpq.br/2277559773788201
UFRGS
Brasil
Bolsista CNPq de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal (UFSM) de Santa Maria (2014). Bacharel em Sistemas de Informação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Santa Maria) no ano de 2012. Integrante como pesquisador do Grupo de Redes de Computadores e Computação Aplicada (GRECA) e do Grupo de Sistema de Gerência de Hiperdocumentos Ubíquo e Didáticos (SGHUD). Tem experiência com Mundos Virtuais, Agentes Pedagógicos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Computação Móvel e Ubíqua, Contexto e Qualidade do Contexto, Trajetórias de Aprendizagem.
Fabiane Flores Penteado Galafassi
http://lattes.cnpq.br/5263172314646839
UFRGS
Brasil
Professora na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Graduada em Licenciatura em Computação pelo Centro Universitário Feevale (2004), Especialista em Desenvolvimento de Software Educativo também pelo Centro Universitário Feevale (2008), Tutoria em EAD pela UFRGS (2010), Mestrado em Computação Aplicada pela Unisinos (2012) e atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação pela UFRGS.
Leandro Rosniak Tibola
http://lattes.cnpq.br/5882422371152996
UFRGS
Brasil
Graduação em Administração de Empresas e Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor titular do curso de Ciência da Computação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em linguagens de programação, estrutura de dados, redes de computadores e empreendedor em informática. Foi coordenador do referido curso de 2006-2 até 2014-1. Atualmente é aluno de doutorado no Programa de Pós Graduação em Informática na Educação (PGIE) do Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Maria Cristina Villanova Biasuz
http://lattes.cnpq.br/0968244004421569
UFRGS
Brasil
Professora da Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vinculada ao Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, atuando como docente nesta unidade e no Programa de Pós Graduação em Informática na Educação - doutorado nível 6 / PGIE / CINTED / UFRGS. Desenvolve pesquisa na área das Tecnologias Digitais, coordena o N.E.S.T.A - Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte, dentro da LP - Linha de Pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição. Trabalha com as disciplinas: Laboratório de Informática no Ensino das Artes Visuais; Estética das Redes e do Ciberespaço, Laboratório de Arte e Telemática. É pesquisadora da Propesq onde desenvolve o Projeto AprenDi e o projeto Poiésis, que trabalham processos de mídia educação em ambientes virtuais de aprendizagem. Professora Visitante CAPES/Fulbright na The Ohio State University/2012 no Depto de Arts Administration, Education and Policy. Professora convidada do Curso de Mestrado em Informática Educativa da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. PALAVRAS-CHAVE - educação a distância, formação de professores, comunidade, complexidade, dialogia, subjetivação, imagem, mediação tecnológica, interfaces digitais, recursos educacionais abertos, multimídia.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.