UM OLHAR CURIOSO A PARTIR DE London London OU AJAX, BRUSH AND RUBRUSH, DE CAIO FERNANDO ABREU.
Resumo
Nas mais distintas épocas, as pessoas construíram e tem construindo saberes a partir da curiosidade que as move. Move a pensar para além do que as imagens, sons, acontecimentos, períodos históricos levam a refletir. A curiosidade é uma inquietação, através dela as pessoas saem do seu estado de inércia, sendo provocadas a ir em busca de um incessante conhecimento. É essa curiosidade que possibilitou refletir, questionar e pesquisar o conto London London ou AJAX, brush and rubrush, de caio Fernando Abreu. É possível ter várias visões sobre a curiosidade, a curiosidade de dialogar de um modo teórico emotivo diante da arte, da música, da literatura e de tantos campos que se movimentam nesse tempo que é nosso.
Texto completo:
PDFReferências
ABREU, Caio Fernando: Melhores contos: Caio Fernando Abreu / seleção e prefácio Marcelo Secron Bessa. - São Paulo: Global, 2006.
BARTHES, Roland: Ousemos ser preguiçosos. In: O grão da voz; LARANJEIRA, Mário (trad.); FERREIRA, Ligia Fonseca (revi. Trad).- São Paulo. Martins Fontes, 2004.
CERTEAU, Michael: As artes de fazer- Invenção do Cotidiano. Trad: Alves, Ephraim Ferreira. 3° Ed. Petrópolis. Editora Vozes. 1998.
CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: O que é um autor? Lisboa: Passagens. 1992. P.129-160.
HALL, Stuart: A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomas da Silva, Guaracira Lopes Louro.- 11ed., 1 reimp.- Rio de Janeiro: DS&A, 2006.
SANTIAGO, Silviano: Literatura e Cultura de Massa. In: Cosmopolitismo do pobre: Critica literária e critica cultural. - Belo Horizonte. UFMG, 2004.
SOUSA, Eneida Maria de. Janelas Indiscretas. Belo Horizonte: Editora; UFMG, 2011.
VEYNE, Paul: Como se escreve a História. Tradu. Baltrar, Alda; Kneipp, Maria Auxiliadora. 3° Ed. Editora UnB. 1970.
Apontamentos
- Não há apontamentos.