A Arca Russa: Experiência estética e desorientação existencial

Francisco Fianco

Resumo


O presente texto tem como tema e objetivo uma reflexão sobre as possibilidade de intersecção entre cinema e filosofia a partir da análise de elementos filosóficos propostos na obra A Arca Russa (2002) de Alexandr Sukorov, especialmente reflexões sobre a arte, a cultura e a experiência estética presentes em pensadores com Friedrich Nietzsche, Walter Benjamin, Theodor Adorno, para, conclusivamente, explicitar os possíveis paralelos da narrativa filmográfica em questão com a posição existencial presente na filosofia fenomenológica de Martin Heidegger, tentando argumentativamente destacar que uma das principais contribuições filosóficas do filme é o sentimento de desorientação do sujeito que se vê obrigado a uma reflexão mais acurada sobre si e sobre o mundo que o cerca para poder entender quem é e qual o seu papel nesse contexto. Palavras-chave: cinema e filosofia; experiência estética; fenomenologia; cultura de massa; arte trágica.


Texto completo:

PDF

Referências


A ARCA RUSSA. [Russkiy Kovcheg] Direção: Aleksandr Sokurov. Produção: Andrei Deryabin; Jens Meurer; Karsten Stöter. Rússia: Hermitage Bridge Studio e Egoli Tossell Film AG, 2002. 96 min. Cor.

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. [Ästhethische Theorie.] Tradução de Artur Morão. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os Pensadores)

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Conceptos fundamentales. Madrid: Alianza, 1994.

KAHTALIAN, M. Arca russa, arca de contradições. Galaxia (São Paulo, Online), n. 23, p. 98-110, jun. 2012. Disponível em: Acessado em: 06 nov. 2014.

NIETZSCHE, Friedrich W. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. [Die Geburt der Tragödie] Tradução, notas e posfácio de Jaime Guinsburg. 2a ed. 7a reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TROMBETTA, Gerson Luís. Filosofilmes e filmosofias. In: Lugares Possíveis: metamorfoses da arte no tempo e no espaço. Passo Fundo: Méritos, 2012, p. 159 – 171.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.