PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS EM ESQUETES IMPROVISADOS NA SALA DE AULA

Rafael Batista Andrade

Resumo


Neste trabalho, objetivamos relatar a experiência de uma metodologia para se trabalhar com os gêneros orais nos cursos de ensino técnico-integrado. O trabalho surgiu da necessidade de se privilegiar também a produção de gêneros da modalidade oral nesses cursos. Em termos metodológicos e teóricos, partimos de uma seleção prévia de três gêneros com suas respectivas definições e da concepção de gêneros textuais. Como resultado, percebemos que várias características dos gêneros textuais escolhidos foram consideradas na produção textual dos alunos em formato de esquetes improvisados, fazendo com que eles compreendessem noções como gênero ou subgênero textual, situação de comunicação, variação linguística e tipo textual enquanto estratégias essenciais no processo de produção de gêneros textuais orais. Esse resultado é visto como parcial, despertando a curiosidade dos alunos sobre o assunto e incentivando uma maior abrangência do trabalho com os gêneros orais em sala de aula.  

 

Palavras-chave: Gênero textual; Modalidade oral; Tipos textuais;  Esquete.

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