O CONTEXTO E SUA RELEVÂNCIA NUMA PESQUISA DESIGN-BASED RESEARCH - DBR

Rita Cristina Coelho de Almeida Santiago

Resumo


Discute-se sobre contexto e sua relevância numa pesquisa encaminhada pela metodologia Design-Based ResearchDBR, a qual objetiva contribuir para o aperfeiçoamento de pesquisas focadas na colaboração entre seus participantes; na construção e difusão do conhecimento de modo criativo, crítico e inovador; além de otimizar a pesquisa aplicada, fornecendo subsídios para uma observação de como as teorias empregadas nesse tipo de pesquisa serão melhor compreendidas e adequadas eficazmente. Nesse sentido, o contexto imprime sua relevância, pois sem ele, tal metodologia se torna inócua. Para a discussão sobre contexto em DBR, os fundamentos teóricos serão os de Antonio Gramsci e os da teoria histórico-social de Lev Semenovich Vygotsky, autor que defende a integração da cultura ao homem por meio da interação entre parceiros sociais. A escolha por Vygotsky se deu, também, por ser ele um dos adeptos do Materialismo Histórico Dialético, pautado no marxismo, e por defender que o homem sofre influências socioculturais, alterando a si mesmo e a sua produção no grupo social, o seu contexto mais próximo de interação. A metodologia utilizada na construção epistemológica deste artigo será a Revisão de Literatura, o que possibilitará uma tomada geral de conhecimento para compreensão sobre contexto a partir de teóricos que vinculam teoria à práxis social, compreendendo o mundo e a interação dos homens nesse mundo como uma ação dialética.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BROWN, A. Experimentos de design: desafios teóricos e metodológicos para a criação de intervenções complexas em ambientes de sala de aula. In: The Journal of the Learning Sciences, 1992, p. 141-178.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GRAMSCI, Antonio. Introducción a la filosofía de la práxis. Nueva Colección Ibérica. Barcelona: Ediciones Península, 1970.

MATTA, Alfredo Eurico Rodriguez. Desenvolvimento de metodologia de design socioconstrutivista para a produção de conhecimento, 2013.

___________________. Tecnologias de aprendizagem em rede e ensino de História. Brasília: Líber Livro, 2006.

REEVES, T. Design research from a technology perspective. In: J. V. D. Akker, K. Gravemeijer, S. McKenney; N. Nieveen (Eds.). Educational design research. New York: Routledge, 2006, p. 52-66.

SANTOS, Aline de A. Ancestralidade e história no recôncavo baiano: Construção do conhecimento ancestral no povoado de São Braz, em Santo Amaro. 142 f. Dissertação de Mestrado – Departamento de Educação, Campus I Salvador, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador, 2014.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. Versão para eBook eBooksBrasil, 1991. Fonte Digital disponível em: . Acesso em: abril de 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.