ANÁFORAS INDIRETAS NO GÊNERO TEXTUAL TIRINHA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LEITURA

Wagner Alexandre dos Santos Costa, Eduardo Santana Moreira

Resumo


Com base nos aportes teóricos sobre o uso dos gêneros textuais como fundamentadores do trabalho de ensino de língua materna e de prática de leitura, presentes em autores como Leite (2013), Lerner (2002), Motta-Roth (2006), Marcuschi (2008), dentre outros, e em consonância com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, 2002), objetivou-se incentivar o uso de tirinhas em sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental. Esse gênero textual, se bem explorado pelo professor, pode possibilitar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de interpretação e reflexão, uma vez que nele convergem imagem e palavras, ambiente rico para aprendizagem. Então, propusemos atividades centradas na exploração de Anáforas Indiretas em duas tirinhas: uma da Turma da Mônica e outra da personagem Mafalda.

 


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