NOVOS TERRITÓRIOS DA POESIA: LEITURAS E CONSIDERAÇÕES

Kátia Caroline de Matia

Resumo


Com o advento do ciberespaço, a literatura expandiu seus domínios para esse novo suporte possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de expressão poética, com destaque para a chamada poesia digital. Trata-se de um tipo de produção ficcional que suscita letramentos específicos para a produção de seus significados, visto abarcar o uso de outros sistemas semióticos onde a escrita verbal não é um meio exclusivo, de tal modo que o campo das pesquisas referentes aos estudos literários é ampliado. Neste artigo propomos evidenciar, por meio da leitura de dois poemas digitais, a configuração de tal produção poética que resignifica e desconstrói o suporte em que surge por ser uma atitude reflexiva da tecnologia computacional.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, Jorge Luiz. Poesia Digital: negociações como os aspectos digitais: teoria, história, antologias. São Paulo: Navegar Editora; Columbus, Ohio, EUA: Luna Bisonde Prods; FAPESP, 2010.

ASIMOV, Isaac. Book of Science and Nature Quotations. New York: Blue Cliff Editions, 1988.

MATIA, Kátia Caroline de. Poesia expandida: a escrita poética no ciberespaço. Maringá, 2013. 111 f. (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.