META-ANÁLISE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Luís Dallier Saldanha

Resumo


Este artigo oferece um levantamento dos principais trabalhos de revisão de literatura e de análise da pesquisa na área de Educação a Distância (EaD) no cenário internacional e no Brasil. Desde uma perspectiva cronológica e bibliométrica, a análise da produção acadêmico-científica em EaD é brevemente considerada a fim de se apresentar algumas questões teórico-metodológicas presentes na pesquisa que tem como objeto de estudo o ensino-aprendizado a distância. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Maria E. B. Formação de educadores a distância na pós-graduação: potencialidades para o desenvolvimento da investigação e produção de conhecimento. Educação & Sociedade, v. 33, p. 1053-1072, 2012.

ANDRÉ, C. F. Aspectos bibliométricos da EaD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: ABED, Pearson, 2009. p. 435-444

BERGE, Z. L.; MROZOWSKI, S. Review of research in distance education, 1990 to 1999. The American Journal of Distance Education, vol. 15 n. 3, p. 5019, 20001.

BLACK, L. M. A history of scholarship. In: MOORE, Michael G. (Ed.) Handbook of distance education: third edition. New York: Routledge, 2013.

CAMPEAU, P. L. Selective review of the results of research on the use of audiovisual media to teach adults. Council of Europe Publication, n. CCC/TE (72)5, Strasbourg, France, 1972.

CLARK, R. E. Reconsidering research on learning from media. Review of Educational Research, vol. 53, n. 4, 1983.

COSTA, A.; MORGADO, L. Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal: estudo exploratório. Indagatio Didactica, vol. 6(1), fev. 2014.

DAVIES, R. S.; HOWELL, S. L.; Petrie, J. A. A Review of Trends in Distance Education Scholarship at Research Universities in North America, 1998-2007. The International Review of Research in Open and Distance Learning, vol. 11, nº 3, 2010. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/rt/printerFriendly/876/1602 . Acesso em: 30 abr. 2014.

FILATRO, A. Teorias e perspectivas pedagógicas em EAD. In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: ABED, Pearson, 2009. p. 38-46.

KULIK, J.; KULIK, C.; COHEN, P. Research on audio-tutorial instruction: a meta-anlysis of comparative studies. Research in Higher Education, vol. 11, n. 4, 1979.

JONASSEN, D. H. (Ed.). Handbook of research for educational communications and technology: second edition. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2004.

LEE, Y.; DRISCOLL, M. P.;NELSON, D. W. The past, present, and future of research in distance education: Results of a content analysis. American Journal of Distance Education, 18(4), 225-241, 2004.

LITTO, F. M.; FILATRO, A.; ANDRÉ, C. Brazilian research on distance learning, 1999-2003: a state-of-the-art-study. Open Monitor, 2004.

MEANS, B. et al. Evaluation of evidence-based practices in online learning: a meta-analysis and review of online learning studies. Washington, DC: U. S. Department of Education/ Office of Planning, Evaluation and Policy Development Policy and Program Studies Service; Center for Technology in Learning, 2010. Disponível em: http://www2.ed.gov/rschstat/eval/tech/evidence-based-practices/finalreport.pdf .Acesso em: 10 maio. 2014.

OLIVEIRA NETO, J. D. Avaliação da pesquisa em EaD baseada no modelo da ciência normal. 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, mai. 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2012/anais/171f.pdf. Acesso em: 30 abr. 2014.

OLIVEIRA NETO, J. D.; SANTOS, E. M. Análise dos métodos e tópicos de pesquisa: uma amostra da produção cientifica brasileira na área de EaD, 1992 a 2007. 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, mai. 2008. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/55200844313pm.pdf. Acesso em: 30 abr. 2014.

____. Analysis of the Methods and Research Topics in a Sample of the Brazilian Distance Education Publications, 1992-2007. The American Journal of Distance Education, v. 24, p. 119-134, 2010.

PUCCI, B. Novas tecnologias e teoria crítica: a educação a distância virtual nos cursos de pedagogia. Projeto de Pesquisa, GEP Teoria Crítica e Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba, 2008.

RITZHAUPT, Albert D. An Investigation of Distance Education in North American Research Literature Using Co-word Analysis. International Review of Research of Open and Distance Learning(IRRODL), vol. 11, n. 1, 2010. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/763/1483 . Acesso em: 10 mai. 2014.

ROMISZOWSKI, A. J. Aspectos da pesquisa em EaD. In: In: LITTO, F.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: ABED, Pearson, 2009. p. 422-434.

SANTOS, E. M. et al. Educação a distância no Brasil: evolução da produção científica. 13º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2007. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200753414PM.pdf . Acesso em: 29 abr. 2014.

SPANHOL, F. J. et al. O estado da arte da educação a distância: uma meta-análise da contribuição da UFSC. 16º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2010. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010180446.pdfAcesso em: 10 mai. 2014.

PINTO, C. A. S. et al. Evolução e tendências das pesquisas sobre t-learning: um mapeamento das publicações disponíveis na base de dados SCOPUS de 2000 a 2011. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 1, p. 1-11, 2012. Disponível em:http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30820/19204 .Acesso em: 30 abr. 2014.

ZAWACKI-RICHTER, O. Research areas in distance education: a Delphi study. International Review of Research of Open and Distance Learning(IRRODL),vol. 10, nº 3, 2009. Disponível em: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/674/1260 . Acesso em: 24 abr. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.