O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino da Gramática Normativa na Contemporaneidade
Resumo
Ensinar a gramática normativa na contemporaneidade por meio das tecnologias da informação é uma forma de buscar dentro da perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo uma forma de ensinar de forma interativa e mais interessante aos olhos dos alunos, evidenciando a necessidade de refletir sobre a práxis de ensino da língua portuguesa em sala de aula e revelando um novo olhar para o ensino da norma, partindo de contextos comunicativos reais que dão sustentabilidade para a aplicação das regras. Sendo assim, o presente trabalho objetiva discutir acerca da necessidade de repensar o ensino da gramática normativa, assim como da necessidade de nova configuração no ensino da língua, levando em consideração as demandas contemporâneas dos educandos. Para realização da pesquisa, usou-se o método qualitativo e bibliográfico, baseando em teóricos que discutem acerca do ensino da gramática na contemporaneidade, assim como defende do uso das tecnologias enquanto instrumento metodológico de apoio a prática docente. Dentre eles estão Bakhtin (1986), Cagliari (2009), Possenti (1996), entre outros. As conclusões mais relevantes destacam a necessidade da reformulação do ensino da gramática normativa em sala de aula, como mais um elemento constituinte da língua, com importância semelhante aos demais saberes subjacentes a esta.
Palavras-chave: gramática normativa, tecnologias da comunicação, ensino.
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PDFReferências
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