O Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino da Gramática Normativa na Contemporaneidade

eliane miranda miranda machado

Resumo


Ensinar a gramática normativa na contemporaneidade por meio das tecnologias da informação é uma forma de buscar dentro da perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo uma forma de ensinar de forma interativa e mais interessante aos olhos dos alunos, evidenciando a necessidade de refletir sobre a práxis de ensino da língua portuguesa em sala de aula e revelando um novo olhar para o ensino da norma, partindo de contextos comunicativos reais que dão sustentabilidade para a aplicação das regras. Sendo assim, o presente trabalho objetiva discutir acerca da necessidade de repensar o ensino da gramática normativa, assim como da necessidade de nova configuração no ensino da língua, levando em consideração as demandas contemporâneas dos educandos. Para realização da pesquisa, usou-se o método qualitativo e bibliográfico, baseando em teóricos que discutem acerca do ensino da gramática na contemporaneidade, assim como defende do uso das tecnologias enquanto instrumento metodológico de apoio a prática docente. Dentre eles estão Bakhtin (1986), Cagliari (2009), Possenti (1996), entre outros. As conclusões mais relevantes destacam a necessidade da reformulação do ensino da gramática normativa em sala de aula, como mais um elemento constituinte da língua, com importância semelhante aos demais saberes subjacentes a esta.

 

Palavras-chave: gramática normativa, tecnologias da comunicação, ensino.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem – Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 3ª Ed. Hucitec. São Paulo, 1986.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 1ª Edição. São Paulo: Scipione, 2009.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 9. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1998.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.

KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 7 edição. São Paulo: editora Ática, 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade. Emancipação. Ponta Grossa, v. 10, n. 2, p. 435-442, 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2016.

MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal – RN. EDUFRN – Editora da UFNR, 1999.

NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento - transdisciplinaridade. 1º Encontro Catalisador do CETRANS - Escola do Futuro - USP, Itatiba, São Paulo - Brasil: abril de 1999, p. 9-25. Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/solar/aula_link/llpt/A_a_H/didatica_I/aula_04/ima gens/01/transdisciplinaridade.pdf. Acesso em: 05 jan. 2016.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras, 1996.LACROIX, M. O Culto da Emoção. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 2006.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes


Apontamentos

  • Não há apontamentos.