TECNOLOGIAS, LETRAMENTO DIGITAL E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO NA ATUALIDADE

Keite Silva de Melo

Resumo


Nesse trabalho buscamos promover o diálogo entre a educação intercultural e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), através do letramento digital. Trata-se de um diálogo que ainda não encontra eco nas pesquisas dos últimos anos. O potencial das TDIC para o reconhecimento da alteridade caminha junto com o potencial do seu silenciamento ou apagamento. Para isso, a mediação da educação intercultural e letramento digital tornam-se essenciais nas práticas docentes cotidianas.  Analisamos duas pesquisas que se propuseram à promoção da educação intercultural através das tecnologias em comunidades indígenas.  Ambas as pesquisas apontaram o potencial comunicador e a ressignificação que essas comunidades fizeram das tecnologias. Também chamaram a atenção para a necessidade da mediação a fim de minimizar o impacto no cotidiano e uma tradução própria dos sentidos e funções de cada tecnologia. Ao incorporar a dimensão cultural das TDIC aliada à educação intercultural, estamos propiciando que as diferenças culturais conquistem seu espaço e possam ter suas vozes e produções disseminadas.


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