MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A LINGUAGEM EM PERSPECTIVA DIALÓGICA
Resumo
Texto completo:
PDFReferências
ABREU-FIALHO, Ana Paula; MEYHORAS, José. O uso da linguagem. Por que tanta preocupação e tanto cuidado? Aula 05. In: BARRETO, Cristine Costa (org.) et al. Planejamento e elaboração de material didático impresso para educação a distância. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2007.
ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; SILVA, Ivanda Maria Martins. Materiais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, SP. v.14, nº.2 p.75-93 jul./dez. 2012. Disponível em < http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/viewFile/3052/pdf>. Acesso em: 25 fev. 2015.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de Literatura e de Estética. São Paulo: Unesp, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz. (orgs.). Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 1994.
BELISÁRIO, Aluizio. Desafios da produção de material didático para a educação a distância. In: FIDALGO, Fernando Selmar Rocha et al (org). Educação a distância: meios, atores e processos. 1ª ed. Belo Horizonte: CAED UFMG, 2013, v.01, pp.229-242.
BLOOM, Benjamin S. et al. Taxionomia de objetivos educacionais. 6ª ed. Porto Alegre: Globo, 1977.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC/SEED). Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Secretaria da Educação a Distância: Brasília, 2007. Disponível em . Acesso em: 02 jun. 2015.
CEAD/UFOP. Graduação: Curso de Geografia. Disponível em < http://www.cead.ufop.br/index.php/cursos-de-graduacao/geografia>. Acesso em: 20 jun. 2015.
DANTAS, Eugênia Maria; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; FERNANDES; Maria José da Costa. Geografia da população. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2011.
FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 8ª ed. São Paulo: Ática, 2007. 87p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
HORN, Vera. A linguagem do material didático impresso de cursos a distância. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 119-130, jul./dez. 2014. Disponível em . Acesso em: 25 jul. 2015.
MOTTINHA, Bruna Damiana de Sá. O material didático impresso: educação, design e cognição. 2015. 34p. TCC (Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
MUNAKATA, Kasumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. In: Revista Brasileira de História da Educação - RBHE, v. 12, n.3 (30), set.-dez. 2012. Disponível em . Acesso em: 10 ago. 2015.
PRETI, Oreste. Produção de Material Didático Impresso: Orientações Técnicas e Pedagógicas. Coletânea Educação a Distância. Cuiabá: UAB/UFMT, 2010.
SOUSA, Rosineide Magalhães de. Gênero discursivo mediacional. Anais do Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007. Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007. Disponível em < http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/eventos/cd/Port/116.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2015.
Apontamentos
- Não há apontamentos.