MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A LINGUAGEM EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Bruna Damiana, Ana Lúcia Pena

Resumo


O Material Didático Impresso (MDI) é um dos recursos pedagógicos que auxiliam na efetividade da Educação a Distância (EaD). Considerando as características dessa modalidade de ensino e a linguagem como mola mestra da comunicação, é relevante discutir sobre os processos de produção desse material para a EaD, focando a dialogicidade presente na linguagem e nos demais recursos gráficos desse gênero multimodal, verificando se eles atuam como facilitador da aprendizagem do aluno. Utilizou-se como caminho metodológico um estudo de caso, com vistas à análise de corpus. Para realização da análise de base quantitativa aplicou-se um questionário estruturado aos alunos usuários do material, fazendo aporte qualitativo com base nos dados encontrados na análise. Para isso, apoiou-se teoricamente em autores que traduzem uma concepção de interatividade dentro dos textos como Bakhtin (2006) e Fiorin (2007); e em autores que se fazem autoridade na construção de subsídios didáticos, como Preti (2010). Os dados da investigação revelam que a dialogicidade presente nesse material, tanto do ponto de vista da linguagem quanto dos recursos gráficos, auxiliam na aprendizagem do aluno, permitindo-lhe interação entre teoria e realidade para reformulação de conceitos.

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Referências


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