AMOR E GRAÇA EM CLARICE LISPECTOR – O ENAMORAMENTO, A CRIAÇÃO DE SI NO ATO DE DESAPARECER PELO ENCONTRO

Gabriel Castro Alvarenga

Resumo


Em uma confabulação entre os estudos de Michel Foucalt e Deleuze & Guattari, buscamos pensar a produção de subjetividade no contemporâneo e como interferir nesse processo por meio da arte. Pela idéia de biopolítica e produção subjetiva homogênea de nossos autores, buscamos pensar como interferir nesses processos de modo a potencializar a criação e a diferença. Nossa proposta escolhe a literatura de Clarice Lispector como intercessora em nosso pensamento, atrelando a arte à vida, adicionando novas “performances” a conceitos como estética da existência de Foucault, e pensamento e agenciamento em Deleuze & Guattari. A arte como incitação à criação de novas interferências e modos de vida mais potentes frente aos processos de captura e constrangimento da vida em nosso contemporâneo.


Texto completo:

PDF

Referências


BHARTES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pal Pélbart. São Paulo, Ed. 34, 1997a.

______________. A imanência: uma vida... in: Gilles Deleuze: imagens de um filósofo da imanênica. Tradução e organização de Jorge Vasconcelos. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 1997b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro; Ed. 34 (Coleção Trans), 1992.

¬¬¬¬_____________________________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Cláudia Leão. São Paulo: Ed 34, 1995b.

_____________________________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1996.

_____________________________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 5. 1227 – Tratado de nomadologia: A Máquina de Guerra. Tradução Peter Pal Pélbart e Janice Caiafa. São Paulo, Ed. 34, 1997b.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Tradução José Gabriel Cunha. Relógio D´água, 2004

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Vol. 5. 2ª Ed. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2006.

________________. Em defesa da sociedade. Aula de 17 de março de 1976. Pg 289. Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo - Matins Fontes, 1999.

¬¬¬¬________________. O corpo utópico; As heterotopias. São Paulo: N-1 Edições, 2009.

FUGANTI, Luis. Saúde, desejo e pensamento. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Ed. : Linha de Fuga, 2008.

GUATTARI, Félix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. 2ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

_________________. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

_________________. Laços de Família: contos. Amor. 27ª edição. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.

ROLNIK, Sueli. A vida na berlinda. Publicado in Cocco, Giuseppe (org.). O trabalho da multidão: Império e Resistência vida na Berlinda. Editora Griphus, RJ, 2002; pp.109-120 e in Trópico. Idéias de Norte a Sul. 25/07/2002

Video:

Entrevista de Clarice Lispector para o programa Panorama Especial, da TV Cultura no ano de 1977. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TvLrJMGlnF4&feature=related, acessado em 10/01/16. Frase do minuto: 7’ 55’’


Apontamentos

  • Não há apontamentos.