Da Lua ao Polo: viagem ao planeta Georges Méliès
Resumo
Georges Méliès foi um prolífico diretor dos primórdios do cinema. Realizou cerca de 500 filmes, em geral marcados por uma desbordante fantasia. Mais conhecido pelos seus filmes de truques, fez também películas longas e narrativizadas, algumas das quais mostrando viagens por terra, água e ar. O presente artigo aborda cinco dos filmes de viagem de Méliès, examinando sua visualidade híbrida e artificialista, nada reverente ao realismo diegético. O texto analisa, também, como tais películas refletiram a revolução nos transportes assistida no início do século XX, apontando os problemas daquela modernidade eivada de contradições.
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, Paulo Roberto de Carvalho. Do truque ao efeito especial: o cinema de Segundo de Chomón. São Paulo: Terceira Margem, 2014.
_______, O primeiro cinema em cores: tecnologia e estética do filme colorido até 1935. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014.
CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa (orgs.), O cinema e a invenção da vida moderna, 2004, São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
EZRA, Elizabeth, Georges Méliès: the birth of the auteur. Manchester: Manchester University Press, 2000.
GAUDREAULT, André. From Plato to Lumière, narration and monstration in literature and cinema, Toronto: University of Toronto Press, 2009.
GUNNING, Tom. “The cinema of attractions: early film, its spectators and the avant-garde”, in ELSAESSER, Thomas (ed.), Early cinema: space-frame-narrative, pp. 56-62. Berkeley: British Film Institute, 1990.
MALTHÊTE-Méliès, Madeleine, Méliès, el mago, Buenos Aires: Ediciones La Flor, 1980.
SADOUL, Georges, História do cinema mundial. São Paulo: Martins, 1963.
_______, Georges Méliès. Paris: Éditions Seghers, 1970.
SOLOMON, Matthew (org.), Fantastic voyages of the imagination – Georges Méliès’s Trip to the moon, Nova York: Sunny Press, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.