FORMAS VIRTUAIS DE DIÁLOGO E A TURMA DA BAGUNÇA
Resumo
Esse é um trabalho construído em diálogo virtual, com pensamento colaborativo entre pessoas que estão, simultaneamente, conversando sobre alguns conceitos relevantes na escola hoje: indisciplina, diálogo, tecnologia e devir-rizoma. A indisciplina é um fato na quase totalidade das escolas pública nesse momento. As novas formas de tecnologia da comunicação, por meios digitais/virtuais estão nas mãos da garotada antes mesmo de chegarem à escola. A escola moderna construiu sua história na técnica de emitir comunicados aos alunos sobre o conteúdo (o que estudar) e sobre a conduta (obediência). O diálogo é uma necessidade humana fundamental, sonegada pela escola. As novas formas de interação, promovidas pelas "mídias interativas", reposiciona os atires envolvidos nas relações de comunicação. Nesse cenário, a indisciplina nas salas de aula resulta de uma atitude autoritária e anti-dialógica da escola ou ela resulta da falta de educação dos alunos? As "mídias alternativas", eletrônicas, aumentam a indisciplina ou apenas criam um lugar de recolhimento para alunos que cansaram de não ser ouvidos pela escola, que apenas requer sua sujeição disciplinar? O que, no fundo, esses três termos, indisciplina, diálogo, mídias sociais virtuais, têm em comum na sala de aula? Que novos saberes a articulação desse debate pode nos proporcionar, levando-se em conta a noção de devir rizomático de Deleuze? Portanto, o objetivo é discutir a questão da indisciplina na escola e as mídias sociais virtuais, frente à noção de diálogo, pautados no devir rizomático de Deleuze. O método é o ensaio colaborativo entre quatro pesquisadores preocupados com a temática.
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PDFReferências
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