“POR FORA DA RODA-GIGANTE DA VIDA”: NARRATIVAS TRAVESTIS EM UMA FLOR DE DAMA

José Carlos Lima Costa

Resumo


O espetáculo “Uma Flor de Dama” (2002), dirigido e atuado por Silvero Pereira (ator e diretor do Coletivo Artístico As Travestidas, de Fortaleza-CE) é fruto de uma inquietação do artista com a realidade social de travestis da cidade de Fortaleza. A peça documenta experiências de Silvero Pereira ao entrar em contato com o universo trans, trata-se de uma pesquisa de campo iniciada no ano 2000, traz também recortes e adaptações do conto Dama da Noite de Caio Fernando de Abreu. O ator interpreta no palco uma travesti dialogando com um “boy” invisível sobre suas paixões, as escolhas que a vida a obrigou tomar, seu ódio, frustrações, angústias pelas quais passou e a idealização de um amor, que ela nem sabe quem é ainda, mas sonha em encontrar. Revelando as fragilidades e as marcas que o estar “fora da roda-gigante da vida” podem deixar nos sujeitos. Ao realizar um cruzamento entre várias narrativas de vida, adaptações de textos teatrais e de outros gêneros literários o espetáculo oferece ao público uma obra de caráter puramente político e social.

Palavras-chave: Cena Contemporânea; Travestis; Uma Flor de Dama.


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Referências


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