CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO À LUZ DO CONCEITO “CONHECIMENTO PODEROSO” DE YOUNG

Eunice de Castro, Keite Silva de Melo

Resumo


As práticas culturais construídas na cultura digital não se separam das produções presenciais.  É essencial que a cultura digital esteja presente nas discussões curriculares, chamando a atenção da escola para a centralidade da cultura contida nessas interações. Na perspectiva do Conhecimento Poderoso baseado em Young, o currículo da formação de professores surge como um caminho para esta intenção. Neste trabalho foram analisadas as grades curriculares de 10 cursos de Pedagogia das universidades públicas situadas no estado do Rio de Janeiro. Localizou-se 15 disciplinas obrigatórias que abordam o tema Educação e Tecnologias, sendo analisadas as ementas disponibilizadas nos sites das instituições. Os resultados apontaram 3 eixos subjacentes às ementas: Abordagens teóricas e filosóficas sobre a educação e a Cultura Digital; Usos pedagógicos da TIC; Produção de conteúdo digitais. O currículo da formação de professores precisa implicar-se com a Cultura Digital, entendendo-a como um conhecimento poderoso, que emerge da centralidade da Cultura.


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